quinta-feira, 2 de julho de 2020

Outras Praias Literárias

Caros leitores, damos e damas,

Desde os tempos da adolescência que gostava de escrever as minhas histórias, criadas das leituras e dos filmes que passavam por minhas mãos. Durante esse tempo maravilhoso da vida de cada um, escrevi em Diário, rabisquei historinhas, pensei muitas coisas, mas nada ia para a frente, exceto a Coleção do personagem Tex.



Somente quando já estava casado, depois dos 20 anos, iniciei escrever histórias de ficção. Escrevia nos cadernos, cada aventura consumia três a quatro cadernos. Algumas passei, mais tarde, para o computador e viraram livros, romances, que atualmente foram publicados em e-book e se encontram no site Amazon, sendo vendidos.

No final do segundo milênio, inventei de escrever uma aventura para o Tex, na tentativa de ser aceito o roteiro e publicado na Itália, depois de desenhado. Mas não deu certo. Porém, abri um canal de conversação com  o editor Sergio Bonelli, e daí, consegui alguns  bons conselhos, entre eles, tentar a sorte de outra maneira, no Brasil. Assim, escrevi ainda, outras aventuras, mas sabia que não daria certo, ou se daria, não paguei para ver, depois da negativa inicial. Passei, então, para outro campo, que foi escrever sobre o personagem Tex, visando os leitores, colecionadores brasileiros. Como eu detinha um bom conhecimento, fui à luta.

Assim, escrevi quatro livros sobre o personagem Tex, lançando todos por minha conta, sem editora por trás. Escrevi, digitei, corrigi, mandei imprimir, divulguei, vendi e despachei. Aprendi como se comportar em pré-venda e satisfiz o meu desejo de deixar marcada a minha presença no mundo do personagem que coleciono há mais de 40 anos. Iniciei em 1977 a coleção, que perdura até nossos dias.

Mas a literatura é vasta, é ampla, oferece dezenas de opções e oportunidades. Assim, passei a produzir alguns romances,  principalmente dois dos tempos antigos, escritos em cadernos. Estes, atualizei, alterei, recompus e ocupei o espaço oferecido para escritores venderem os seus livros, mediante pagamento de espaço em sites de grande alcance e envergadura.

Depois de dois romances publicados, fora do mundo do Tex, tomei a decisão de tentar publicar um livro por ano, até completar 60 de idade, e coloquei-me a trabalhar sempre que possível, nas noitadas diante do computador, depois do trabalho diário. Em alguns momentos consegui produzir mais, noutros menos. Todavia, até o presente momento, ainda tenho material antigo. Tanto é, que consegui compilar os escritos a partir de 1991, com os relatos de minha viagem a trabalho para o Japão, onde permaneci por 5 anos, em duas etapas. E lancei esta semana e já se encontra disponível.

Estou trabalhando num romance, perto da página 200, relativo a um assunto bastante atual, que por enquanto é segredo de estado, mas posso dizer que combina ficção com realidade, cada qual no seu quadrado, mas com as misturas necessárias para prender e encantar o leitor. A previsão para publicação pode ser este ano, talvez em dois volumes, para aproveitar os tempos das pessoas presas em casa, devido a pandemia de covid-19, que se pensa, estão a ler mais, para aproveitar de forma bem produtiva, o isolamento.

Outros dois livros publicados dizem respeito à história da minha terra natal, a Serra Encantada de Dona Inês, aqui no estado da Paraíba, terra do meu Pai, a minha mãe não é daqui da região. Ela é cearense das proximidades da Ibiapaba. Estes livros trazem, o primeiro, a história municipal,  política, social, religiosa, esportiva, a formação e o desenvolvimento; o segundo, uma ficção sobre a lendária mulher que deu origem ao povoado e nome ao lugar. O primeiro foi impresso. O segundo é e-book.

Outras praias estão sempre surgindo na vida de um escriba. Dos meus contatos com poetas nordestinos, tenho realizado algumas poesias e pratico sempre que surge oportunidade. Assim, é provável que um tempo à frente, possa compilar vários trabalhos e publicar. De forma semelhante, costumo escrever matérias para blogs com comentários políticos, sociais, etc., e existe a possibilidade de preparar um livro de crônicas, num tempo futuro.

Dito isso, volto a renovar o meu compromisso de lançar um livro por ano, ou mais, se possível, para externar os meus conhecimentos, para dar testemunho do meu tempo e da minha visão, buscando ajudar na formação de leitores e de cidadãos. Costumo incentivar a leitura, formei grupos e páginas nas mídias sociais, com esse objetivo e tenho alcançado alguns resultados que posso dizer, positivo.

Em tempo, listo as publicações existentes:
Tex no Brasil - O Grande Herói do Faroeste - 2009
Tex no Brasil - Justiça a Qualquer Preço - 2012
Tex no Brasil - Águia da Noite - 2015
Tex - 70 Anos do Cowboy Justiceiro - 2018*
Passado Sujo - A Soma dos Seus Erros - 2016
Os ET's Voltaram - Sangue, Destruição e Morte - 2017
Dona Inês - Seu Povo, Sua História - 2017
Inês - Origens - 2019
Minhas Aventuras no Japão - 2020

Todos estão lançados em e-book e podem ser adquiridos no site Amazon para leitura (exceto o assinalado com (*). A busca pode ser realizada pelos títulos e nome do autor.

Saudações literárias e abraços letreirados.

G. G. Carsan